Uma falha do governo federal deixou 923 mil pessoas sem auxílio emergencial nem Bolsa Família no mês de agosto. Os prejudicados tiveram o auxílio cancelado ou suspenso após uma revisão nos cadastros, mas deveriam ter recebido pelo menos o dinheiro do Bolsa Família.

O governo promete pagar o benefício atrasado junto com o de setembro, conforme informações do portal UOL. O Ministério da Cidadania justifica que a Controladoria-Geral da União (CGU) recomendou o cancelamento de 613 mil auxílios emergenciais para pessoas inscritas no Bolsa Família, além da suspensão de 310 mil cadastros no mesmo grupo.

Com isso, o governo deixou de gastar pelo menos R$ 550 milhões do Orçamento destinado ao auxílio. O problema é que as pessoas que tiveram o auxílio emergencial suspenso deveriam ter recebido pelo menos o Bolsa Família.

Sobre a revisão dos cadastros, o ministério declarou que "a medida é resultado de um trabalho sistemático realizado pelo governo federal". Afirmou também que o objetivo é "garantir a melhor aplicação dos recursos públicos e alcançar os cidadãos que se enquadram nos critérios de elegibilidade”.

Ainda conforme o ministério, as pessoas que tiveram o auxílio emergencial suspenso terão o cadastro reavaliado. "Se confirmado que eles atendem aos critérios de recebimento do auxílio emergencial, o pagamento será liberado após a conclusão desse processo", declarou.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem