Cerca de dois mil moradores do entorno da barragem Jati, localizada no interior do Ceará, precisaram ser retirados preventivamente de suas casas neste sábado, 22, após o rompimento de uma tubulação nesta sexta-feira, 21. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, as pessoas levadas para abrigos e casas de familiares. Não há registro de feridos e a pasta diz que não há risco de rompimento da barragem.

A obra na qual ocorreu o vazamento pertence ao Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, inaugurado no dia 26 de junho. Porém, de acordo com o ministério, o vazamento já foi contido. Durante a noite e a madrugada, houve dificuldade de avaliação técnica da estrutura pela falta de iluminação.

Segundo informações do G1, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, irão ao local acompanhar a situação na barragem. Especialistas em segurança e em gestão de riscos também estão na equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local, conforme o ministério.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também afirmou que irá fazer uma visita.

O vazamento ocorreu um dia após o ministro Rogério Marinho, abrir a comporta que libera água da barragem de Jati para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), um sistema do Governo do Ceará que abastece outras cidades do Ceará, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza. Após o rompimento, houve queda de energia no local.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem