Nesta sexta-feira (21), completam exatos dois anos de realização da "Operação Offerus". A ação, comandada pela Polícia Federal (PF), ocorreu no município de Ipirá (distante a 202 km de Salvador), no centro-norte do Estado, e terminou com o afastamento de 10 dias do atual prefeito, Marcelo Brandão (DEM).

A operação mobilizou cerca de 90 policiais federais e mirou esquema de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos, envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios baianos de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Jequié e Pilão Arcado.
Ver essa foto no Instagram
Uma operação da PF deflagrada na manhã desta terça, 21, cumpre 19 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de afastamento do cargo de prefeito no interior da Bahia. A ação também ocorre em Salvador. O objetivo da operação Offerus é desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a contratação de serviços de transporte escolar. Na capital baiana, a ação começou às 6h, em uma loja especializada em artigos para escritório, no Rio Vermelho, mas também ocorre em imóveis. Saiba mais no #PortalATARDE, acessando o link na bio | 📹 PF | Divulgação e 📷 Jóa Sousa | Ag. A TARDE | #Offerus #PF #Investigação #Salvador #Bahia #ATARDE #JornalATARDE
Uma publicação compartilhada por Grupo A TARDE (@grupoatarde) em
Na ocasião, a Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 38 milhões em valores e bens pertencentes aos investigados, sendo esse o valor do superfaturamento e do desvio apurado em auditorias realizadas pela CGU em apenas dois dos municípios investigados, Alagoinhas e Casa Nova.

Ao todo, mais R$ 130 milhões em verbas destinadas à educação foram desviadas sem uma finalidade comprovada. Além do atual gestor, investigados nas cidades baianas também tiveram seus afastamentos. No entanto, apenas um empresário, Alex Ruaro Alves de Oliveira, foi preso até o momento.

Marcelo Brandão, que é pré-candidato a reeleição na cidade, segue envolvido no processo de investigação e ainda sem uma resposta definitiva da Justiça.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem