No último sábado foi comemorado o Dia do Colono (25/07) e o Dia do(a) Agricultor(a) (28/07). Para muitos, "colono" e "agricultor" são sinônimos: significam aquele que trabalha na terra e dela tira seu sustento.

Mas há diferenças, claro. Em sua origem, colonos são aqueles (as) que vieram de outros países, ou estados, e povoaram outra região geográfica, se estabelecendo por meio do trabalho rural e mantendo suas tradições, características culturais e religiosas. Por isso, o termo é mais utilizado nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde, no final do século 19 e início do século 20, foram grandes as migrações de trabalhadores rurais alemães, italianos, japoneses e de outras nacionalidades. Os migrantes se estabeleciam nas fazendas em regime de colonato – moravam em casas cedidas pelos (as) proprietários(as) das terras, podiam ficar com parte da produção e produzir para a própria subsistência .

O(a) agricultor(a), de acordo com dicionários e enciclopédias, é aquele(a) que cultiva a terra, que transforma o solo e nele produz os vegetais de que precisamos para nos alimentar, alimentar aos animais, produzir tecidos e diversos materiais, como combustíveis, cosméticos, remédios, papel e uma infinidades de coisas. Assim, podemos concluir que os colonos são agricultores (as), ainda que nem todo (a) agricultor (a) seja colono. 

Nesta data o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mairi sempre  comemorou e reivindicou melhorias de vida e trabalho para os agricultore. Este ano, devido a pandemia do Coronavírus – COVID-19 não será possível realizar este ato público, sendo assim, vimos por meio desta nota parabenizar a todos AGRICULTORES e AGRICULTORAS pelo seu dia ao tempo em que solicitamos dos poderes públicos que atuem na defesa de ações pelo fortalecimento da Agricultura Familiar. 
Tais como:

SEGURANÇA PÚBLICA NO  CAMPO

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS

INFRAESTRUTURA NO CAMPO

PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL PÚBLICA, UNIVERSAL E SOLIDÁRIA. 
















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem