O estudante, cordelista e escritor André Martins Silva, 19, que faz o curso técnico em Nutrição, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte Norte do Itapicuru, localizado em Jaguarari, teve o seu cordel gravado em vídeo e exibido, nesta quarta-feira (24), no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na Rede Globo. No cordel intitulado "Saudades do São João", ele retrata a falta que a tradicional festa junina faz neste momento de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. O jovem é o autor dos livros de cordéis "Você dentro dos seus sonhos" e "Histórias em cordel".
Para André, que escreve cordéis desde os dez anos de idade, ter seu cordel exibido em rede nacional mostra o reconhecimento da sua arte e do seu talento. "Por quatro vezes, participei do programa Encontro e, em cada uma delas, senti uma sensação única e inimaginável. Na primeira, fiz minha inscrição e fiquei apenas na plateia; na segunda, mandei um alô junto com meu irmão e, na terceira, pude contar um pouco da nossa história para o Brasil. Hoje, estou muito feliz, pois parte do meu vídeo foi exibido a pedido da produção do programa e sou muito grato a Deus por ter chegado onde cheguei, tendo este reconhecimento", afirmou.

Para o jovem cordelista, o apoio da comunidade escolar é essencial. "Hoje, venho me destacando aqui na região como um dos melhores cordelistas e agradeço muito ao CETEP, aos gestores, professores e colegas pelo incentivo, pois sempre me dão a oportunidade de mostrar minha arte nos projetos e apresentações realizados na escola. Foi através do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) que eu desenvolvi ainda mais o meu talento com o cordel, pois é um projeto muito bom. Sinto-me honrado em ter sido vencedor do TAL, na seletiva de Senhor do Bonfim, em 2018", salientou.

Além de mostrar a sua arte, em uma de suas participações, o estudante realizou o sonho de conhecer um de seus ídolos, o poeta Bráulio Bessa. "Participar do Encontro perto do meu ídolo foi surreal. Nunca pensei que ia sair daqui e iria contar a minha história, ao vivo, para todo o Brasil. Meu sonho fala mais alto que tudo neste mundo, eu nunca desisto, mesmo sendo de família humilde, passando muitas dificuldades. Já teve dias que não tínhamos nada para comer e eu me alimentava escrevendo", revelou.

Segundo a diretora do CETEP, Creuza Alcaraz, André serve de inspiração e exemplo para outros estudantes. "Ele é um poeta que retrata a sua realidade, as dificuldades de um jovem sertanejo. Para a nossa escola, ele é inspirador, exemplo de superação, de que vale a pena correr atrás dos seus sonhos e que, apesar de todas as dificuldades, não desistiu e conseguiu  seus objetivos. Eu vejo os projetos estruturantes como uma porta aberta para os talentos que temos dentro da escola. Este projeto faz com que os nossos estudantes desabrochem a arte e que, muitas vezes, passam despercebidas por nós. Apesar de ser uma escola voltada para a formação técnica, não podemos deixar de incentivar e apoiar a cultura e arte", destacou.

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem