A Secretaria Municipal Saúde de Piritiba-BA, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, vem através desta nota, informar à população quanto aos resultados dos exames para o diagnóstico de CORONAVÍRUS, do paciente O.G.M.J. de 34 anos, proveniente de São Paulo e que inicialmente encontrava-se no povoado da Ponte do Massambão, antes de ser transferido para o Hospital Espanhol (referência para Covid-19), em Salvador.

O paciente foi testado duas vezes, pela equipe do Hospital Municipal de Piritiba através do TR (teste rápido), com resultados POSITIVOS em ambos os testes, tanto para a fração IgM, quanto para a fração IgG. Este teste rápido identifica a presença de anticorpos (IgM e IgG) para Covid-19 no sangue do paciente, e deve ser colhido após o 8º dia do início dos sintomas, quando é possível a detecção desses anticorpos.

Além do teste rápido, também foi colhido material e enviado ao LACEN (Laboratório Central do Estado da Bahia) para a realização do exame de PCR (pesquisa alvo do genoma viral). O resultado desta coleta foi informado como NEGATIVO.

𝐎 𝐟𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 ú𝐥𝐭𝐢𝐦𝐨 𝐞𝐱𝐚𝐦𝐞 (𝐏𝐂𝐑) 𝐭𝐞𝐫 𝐝𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐞𝐠𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨, 𝐧ã𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐚𝐫𝐭𝐚 𝐨 𝐝𝐢𝐚𝐠𝐧ó𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗.

De acordo com as orientações gerais do LACEN, o exame de PCR apesar de ser um exame específico, deverá ser realizado até o 7º dia da data do início dos sintomas. 𝐀𝐩ó𝐬 𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐩𝐞𝐫í𝐨𝐝𝐨 𝐨 𝐞𝐱𝐚𝐦𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐚 𝐬𝐞𝐧𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐚𝐠𝐧𝐨𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚𝐫 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧ç𝐚 𝐝𝐨 𝐯í𝐫𝐮𝐬.

O referido paciente provavelmente chegou ao município após essa fase considerada ideal para coleta, já que como ele mesmo relatou, não tem ideia de quantos dias passou na estrada, pois realizou a viagem pegando carona e parando em diversos municípios baianos, onde permanecia por horas ou dias até conseguir novo deslocamento.

Dessa forma, os contactantes do paciente O.G.M.J. de 34 anos, estão sendo monitorados e acompanhados e foram também submetidos ao teste rápido com resultados NEGATIVOS.

A Secretária de Saúde finaliza esta nota enfatizando a necessidade de manter as medidas de proteção e controle, e reforça a realização do isolamento social e o uso de máscaras por toda população.

Piritiba, 02 de maio de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Piritiba

Vigilância Epidemiológica de Piritiba



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem