Usar máscara, lavar as mãos e usar álcool gel passaram a fazer parte da nossa rotina nas últimas semanas, com objetivo de nos proteger do coronavírus, mas, você tem cuidado da sua saúde mental, assim como cuida da sua saúde física? 

Não é fácil manter o equilíbrio emocional em meio a uma pandemia, os principais sentimentos que vivenciamos são: medo, preocupações, apreensão em relação ao futuro e sensação de impotência.

A mudança repentina da nossa rotina e a impossibilidade de planejar o futuro (viagens, estudos e finanças) acabam gerando muita ansiedade.

A ansiedade é uma alteração física e psicológica que é ligada no nosso corpo sempre que encaramos uma situação desconhecida ou que nos causa medo.

Os sintomas psicológicos da ansiedade são: preocupação excessiva com o futuro, dificuldade de atenção e concentração, medo, tristeza e desânimo. Os sintomas físicos podem incluir insônia, fadiga, falta de ar, sensação de aperto no peito, tremores, aumento dos batimentos cardíacos, ausência de apetite ou compulsão alimentar, suor nas mãos e pés, diarréia, tensão muscular e dor de cabeça.

Algumas mudanças nos nossos hábitos podem nos ajudar a controlar melhor a ansiedade e conseguirmos passar por esse momento difícil de uma forma mais equilibrada.

1. Pratique atividades físicas regulares: a prática de exercícios libera substâncias no nosso cérebro que provocam uma sensação de tranquilidade e bem-estar, então mesmo em casa procure se movimentar.

2. Faça exercícios de respiração: além de fortalecer o sistema respiratório, estes exercícios ajudam a acalmar o sistema nervoso, pois leva mais oxigênio para o cérebro. Faça o seguinte: puxe o ar pelo nariz contando até cinco e solte o ar pela boca contando até sete.

3. Seja mais organizado: mesmo em casa procure ter uma rotina. Durma e acorde sempre no mesmo horário todos os dias. Tenha tarefas a cumprir ao longo do dia e evite ficar muitas horas no celular.

4. Tenha foco e ocupe-se com presente: não podemos controlar o futuro, então devemos manter as nossas preocupações com o hoje. Ler um livro, ouvir uma música, fazer um artesanato ou ajudar alguém, são atividades que mantém o nosso foco no agora. Sempre que se sentir ansioso, procure pensar apenas no que vai fazer nos próximos 5 minutos.

5. Valorize as suas horas de sono: caso não esteja conseguindo dormir adequadamente procure realizar uma higiene do sono, evite substâncias estimulantes como o café, o chocolate e o refrigerante, desligue os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir, tenha uma rotina de sono, tome um banho e uma xícara de chá antes de deitar, isso fará com que seu cérebro entenda que está na hora de dormir.

É importante ressaltar que um profissional da Saúde Mental deve ser consultado sempre que necessário. Um psicólogo poderá te ajudar a lidar melhor com a ansiedade e as limitações que ela pode provocar. Hoje você pode consultar esse profissional sem sair de casa, através de atendimento online. 

E lembre-se sempre de fazer a sua parte, se puder ficar em casa, fique. Se precisar sair, use máscara, alcool gel e não coloque suas mãos no rosto. 

Abraços da Psicóloga Rosine Ribeiro (CRP 10/5748)

Várzea da Roça-BA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem