Quinze estados brasileiros, além do Distrito Federal, tiveram 592 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde nesta semana. Para o custeio dos leitos, a pasta investirá cerca de R$ 85 milhões. 

As portarias que autorizam a habilitação dos leitos de UTI foram publicadas nesta quarta-feira (6), em edição extra do Diário Oficial da União. Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que a autorização de funcionamento ocorre conforme a necessidade de cada estado. 

“Nesta parte de cuidados a gente trabalha a entrega de leitos, EPIS e respiradores, por exemplo, nós mapeamos o que temos em estoque e o que vamos receber dos fornecedores. Assim, ajustamos a distribuição de acordo com a necessidade mais urgente dos estados”, disse Teich. 

Apenas em Manaus, uma das capitais brasileiras com a situação mais crítica em relação à pandemia do novo coronavírus, 10 novos leitos foram habilitados. Com isso, o estado do Amazonas já possui 110 UTIs pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, o ministro da Saúde foi a capital amazonense. Segundo ele, a visita foi de suma importância para conferir de perto a situação a qual cidade está passando. 

“Foi importante a gente ter visitado Manaus, foi importante a gente conhecer a situação local, os profissionais, ver como as coisas estão funcionando", afirmou o Ministro. 

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que são as responsáveis por garantir a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. Já o Ministério da Saúde garante o repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços.

Desde abril, já foram habilitados mais de 3,2 mil leitos, em 23 estados e no Distrito Federal. A diária de custeio das UTIs é de R$ 1,6 mil, isso porque no começo de abril o Ministério da Saúde dobrou o custo diário dos leitos, em caráter excepcional.

Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br

Fonte: Agência do Rádio

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem