A saída de Nelson Teich do Ministéro da Saúde abriu caminho para que o órgão divulgue um novo protocolo sobre o uso da cloroquina em pacientes infectados pela Covd-19. Fontes no ministério acreditam que o secretário-executivo, o general Eduardo Pazuello, ficará como interino no cargo e será o responsável por avalizar o protocolo, uma exigência do presidente Jair Bolsonaro.

A resistência de Nelson Teich em liberar um novo protocolo para o uso da cloroquina foi um dos principais pontos que levaram à sua saída do ministério. Bolsonaro defende publicamente a liberação da droga para pacientes em estágios iniciais da doença. Atualmente, o ministério só recomenda o medicamento a pacientes graves e críticos. Teich, no entanto, resistiu à pressão do presidente diante das incertezas sobre a eficácia da droga.

A base do novo protocolo seria o parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgado em abril. O parecer autoriza médicos a prescreverem cloroquina em qualquer estágio da doença desde que os pacientes sejam informados, previamente, sobre os efeitos colaterais do remédio. Entre os efeitos colaterais da droga estão arritmias cardíacas. 

Uma fonte ouvida pelo GLOBO estima que o novo protocolo poderá ser divulgado já na próxima semana, quando o ministério ainda deverá estar sob o comando de Pazzuelo, que chegou à secretaria-executiva do ministério por indicação do Palácio do Planalto.

A estimativa é que o protocolo seja liberado antes mesmo da realização de um amplo estudo realizado pela equipe técnica do ministério que deverá reunir os resultados das principais pesquisas sobre o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19 no mundo. O estudo havia sido encomendado por Teich para subsidiar a decisão do ministério sobre o medicamento.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem