Para combater o avanço do coronavírus no sul da Bahia, região que preocupa as autoridades em saúde do estado, municípios vão contar com novos respiradores e leitos de UTI.

Em reunião realizada nesta terça-feira com prefeitos, o governador Rui Costa garantiu que Itabuna e outros municípios da região vão receber respiradores.

Atualmente, Itabuna conta com 54 respiradores, enquanto Ilhéus tem 67.

Depois de Salvador, Ilhéus é o município baiano que soma mais casos de pessoas confirmadas com o novo coronavírus: 79. Itabuna, com 53 casos, Porto Seguro, com 17, e Ipiaú, com 13, também são motivos de preocupação no estado.

As cidades de Itabuna e Ilhéus, que dispõem de 114 leitos destinados a receber pacientes com coronavírus, terão a estrutura ampliada.

O número de vítimas fatais por coronavírus em Ilhéus chegou a três com a morte do médico Gilmar Calazans, o primeiro profissional de saúde a morrer no estado. Ipiaú e Uruçuca registram duas mortes cada.

Ilhéus deve receber 63 novos leitos, divididos entre o Hospital São José (13), um hospital de campanha (30) e o Centro de Convenções (20).

Já Itabuna aguarda a habilitação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que poderá oferecer até 59 leitos, sendo 21 de UTI e 38 clínicos.

O Hospital Costa do Cacau, principal referência na região, tem 30 leitos de UTI.

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem