A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria de Saúde, solicitou a um grupo de geração de renda a confecção de máscaras artesanais, como uma medida de evitar o contágio da população com o novo coronavírus.

Todas as máscaras estão seguindo uma recomendação, tanto da Anvisa, quanto da nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os critérios também obedecem normas na higienização e fabricação do produto.

As máscaras não serão distribuídas para profissionais de saúde, mas apenas para pacientes em monitoramento, com vulnerabilidades e imunodeprimidas.

De acordo com nota técnica da Sesab, “usar máscara artesanal certamente não é uma garantia de que a população não ficará doente, porque os vírus também podem ser transmitidos através de contato e contaminação dos olhos e pequenas partículas virais podem atravessar as máscaras”.

Porém, ainda segundo nota técnica, máscaras artesanais podem ser eficazes para “achatar a curva”, de contágio, pois máscaras feitas de tecido, (algodão e outros materiais sintéticos) foram usadas na China, Coréia e outros locais onde a epidemia já está em regressão.

Como há falta de máscaras cirúrgicas em todo o Brasil, essa medida se faz necessária, porque pode proteger a pessoa de contágio em um nível de proteção que varia entre 40% e 60%, segundo infectologistas.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem