Segundo atualização publicada pelo Ministério da Saúde na noite desta terça-feira, 28, subiu para 5.017 o número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Deste total, 474 foram confirmados nas últimas 24 horas e outros 1.156 seguem em investigação. O registro representa o maior número de óbitos no período de um dia desde o início da pandemia e com isso, o país ultrapassou a China, cujo governo divulgou cerca de 4.643 mortes devido ao vírus.

Ainda de acordo com o Ministério, ao todo, são 71.886 casos oficiais de Covid-19 no Brasil, com 5.385 novos diagnósticos em um dia. O número de pessoas em acompanhamento é de 34.325, enquanto 32.544 já estão curados. A taxa de letalidade — índice que compara os casos totais pelos números de óbitos confirmados — é de 7%, segundo a atualização do governo.

Contradição

Em contrapartida, o governo dos Estados Unidos já acusou o governo chinês de esconder os números reais de casos no país, onde surgiu a pandemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a China teve 84.347 diagnósticos de Covid-19.

A mesma acusação de subnotificação de óbitos e casos é feita no Brasil por pesquisadores brasileiros que estimam um número que pode chegar a ser de 12 a 15 vezes maior do que o reportado pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que a alta de óbitos registrada nas últimas 24h não significa necessariamente que 474 pessoas morreram neste período, visto que as autoridades tem somado ao balanço diário mortes ocorridas dias atrás, mas com confirmação de covid-19 no último dia.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem