A Secretaria Municipal de Educação de Mairi, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na manhã de quarta-feira, 11 de março, no Auditório da Secretaria de Educação a I Formação em “Primeiros Socorros – Suporte Básico à vida”, com professores/as, gestores/as escolares e cuidadores/as do ensino fundamental Anos Iniciais e Finais, com orientações do Coordenador do Samu, Danilo Almeida.

A formação teve como objetivo oferecer aos profissionais orientações de como prestar socorro imediato, para crianças e adultos, em caso de acidentes ou problemas de saúde que necessitem de intervenção rápida, enquanto é acionado.
Durante a formação, os profissionais da Educação receberam orientações de como proceder em situações graves que podem ocorrer em ambiente escolar e precisam de intervenção rápida, como sangramento nasal, febre alta, convulsão, picadas de insetos, engasgamento, fraturas e cortes.

O grupo recebeu as orientações do coordenador do Samu de Mairi, Danilo Almeida e sua equipe de trabalho, com o objetivo de ampliar conhecimentos e proporcionar atendimento de qualidade nas situações emergenciais, especialmente nas Unidades Escolares.

“Sabemos a importância e a relevância do conhecimento sobre os primeiros socorros e da prevenção de acidentes no ambiente escolar. Às vezes, uma simples manobra bem executada pode salvar a vida de uma de nossas crianças, enquanto o Samu se desloca até o local”, reconheceu Danilo.
A iniciativa da Secretaria de Educação tem base na Lei Lucas nº 13.722 de 2018, que determina a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. “A gente nunca espera que alguma adversidade aconteça, mas se precisar é bom ter profissionais capacitados dentro das Unidades de Ensino”, afirma a coordenadora dos Anos Iniciais, Normeide Rios Alves.

Segundo a Secretária de Educação, professora Samia Najar, a grande preocupação da administração é garantir a qualidade do trabalho. “O treinamento de primeiros socorros é de suma importância, pois permite aos educadores maior segurança, já que lidam com crianças e adolescentes diariamente”, afirmou.

Após o treinamento, todos os participantes receberam certificado de participação no curso e, em seguida, parabenizaram a equipe do Samu pela excelente formação, deixando claro que esse conhecimento foi de grande valia tanto para a vida profissional como pessoal de cada participante.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem