Conheça um pouco da história da festas de Reis e Bumba meu boi no nosso Nordeste.

Bumba meu boi ou Boi-bumbá é uma dança surgida no século XVIII na região Nordeste. Nesse período o boi tinha grande importância simbólica e econômica (Ciclo do Gado) e tinha como grandes criadores os colonizadores que faziam uso de mão de obra escrava.

Por ser uma festa de origem negra, o Bumba Meu Boi já sofreu perseguição das elites nordestinas e também da polícia, chegando a ser proibido de 1861 a 1868.

O bumba meu boi tem influências das culturas africana, europeia e indígena e a história que envolve sua dança é de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina). Grávida, Catirina começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

A brincadeira possui uma variedade de nomes e formas de apresentar o espetáculo. No Amazonas é Boi-Bumbá; Boi-de-Reis na Paraíba; Boi Surubi, no Ceará; Boi Calemba ou Calumba no Rio Grande do Norte; Rancho-de-Boi na Bahia; Bumba-de-Reis no Espírito Santo; Boi Pintadinho no Rio de Janeiro; Boi-de-Mamão em Santa Catarina e Boizinho no Rio Grande do Sul. No Maranhão, estado que concentra o maior número de grupos, contudo, o nome dado é Bumba meu boi; não por coincidência, é a nomenclatura mais conhecida.

Em Piritiba são mais de 40 anos que a tradição dessa Cultura Popular de Piritiba vem animando a todos pelas ruas e povoados do nosso município, sempre com início de Janeiro (1°) é esperado por todos a saída do bumba meu boi pelas ruas da cidade correndo atrás de todos que por ali estão, o seu vaqueiro com demais cantadores saem de casa em casa alegrando com vários cânticos e em troca é dado de bom coração agrados aos cantadores de Reis.

No dia de ontem 07 de Janeiro no seu último dia a equipe do seguiu pelas ruas da cidade sentido a casa do Prefeito Samuel Santana e da Primeira Dama Dra° Tirza Gomes, recebeu os cantadores e o bumba meu boi em sua casa aonde aconteceu uma grande confraternização saudável para eles como convidado do dono da casa que só entram depois que é cantado um cântico.

Após o samba rolar noite a fora o bumba meu boi e toda equipe se despediu do público presente e saiu assim deixando saudades e dando um até breve. De ante mão a equipe do Chapada Urgente parabeniza a todos os envolvidos por não deixar está Cultura que já virou patrimônio cultural Piritibano morrer, muitos já se passaram a frente do bumba meu boi, essa é uma história a ser contada em outra oportunidade em um de seu mais novo projeto do Chapada Urgente.

Fonte do texto: Palmares Fundação Cultural/Informações do Blog Chapada Urgente





























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem