"O 3º Encontro de Família dos “Descendentes de Salustiano e André”, evento que já virou ‘MARCA RESGITRADA’ reúne centenas de pessoas em uma grande confraternização, já tem data e local definido: será nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2020, na cidade de Pedro Canário, norte capixaba, no “APIDES HOTEL”, localizado nas margens da BR-101.
"Nossa expectativa é muito grande, acredito que vai ser um ótimo encontro. Já temos uma boa parte de da familiares confirmados", "Esperamos reunir em torno de 200 familiares vindos da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e todos os outros recantos do Brasil. "explica CLEUBER RIOS, um dos membros da comissão organizadora do evento.
"De acordo com ele, os momentos mais marcantes deverão ser a recepção para os familiares, a celebração do Culto ecumênico e o almoço, porque são nestes momentos que todos os familiares ficam reunidos. As outras duas edições do encontro aconteceram nos anos de 2017 e 2018.
“Compõem a Comissão: Organizadora: Cleuber Rios, Leandro Rios, Zilar Ribeiro, Shirley Ribeiro, Deraldino Rios, Jair Rios, Gilvan Ribeiro, Luciano Rios”.
A Centenária FAMÍLIA RIBEIRO
Com mais de 130 anos de existência nesta região de Mundo Novo, começou a ser constituída desde a época do ano de 1880, quando o descendente de português o Sr. SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA, filho do Sr. MANOEL RIBEIRO, nacionalidade portuguesa, vindo de Portugal para o Brasil no ano de 1820, residir e trabalhar na cidade de Ipirá, Estado da Bahia.
SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA nasceu no dia 08/06/1860 na cidade de Ipirá. Em 1880 ele se transferiu para o povoado de Pedras, município de Baixa Grande, Estado da Bahia, logo em seguida adquirindo terras na cidade de Mundo Novo, localidade da Fazenda Caboronga, apelidada de Jiribué, onde veio morar definitivamente casando-se com a Sra. ELVIRA DA SILVA LEAL, constituindo uma grande FAMÍLIA, tendo 15 filhos, sendo 07 homens e 08 mulheres.
Capitão SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA
A FAMÍLIA RIBEIRO com uma história de mais de 130 anos ficou conhecida até a data de hoje pelo desenvolvimento e crescimento naquela época, contribuindo com o progresso deste município em suas atividades nos setores da agricultura e pecuária, com políticas de geração de emprego e renda, empregando muitos trabalhadores nas lavouras de café, milho, feijão, mandioca e outras atividades afins.
Enfim, um exemplo de FAMILIA reconhecida não só no município de Mundo Novo, como também em todas as regiões circunvizinhas pela sua dignidade, seriedade, trabalho e honestidade, ao ponto de ter reconhecimento pelas suas virtudes através do Governo do Estado da Bahia, à época, designando o Sr. SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA como Capitão do 290º batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, conforme decreto estadual do mês de setembro de 1904.
Por Cleuber Rios / MTB 4805
Historicidade: Por Ademar Ribeiro
Fonte/ Diário oficial da Câmara Municipal de Mundo Novo

