O Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos foi finalizado nesta quinta-feira (7), em Mairi. O treinamento foi realizado pelo Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

Participaram do treinamento, agentes sociais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e lideranças comunitárias dos Municípios de Mairi, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Piritiba, Mundo Novo e Miguel Calmon.

O objetivo do curso é contribuir para a formação e sensibilização de 50 agentes sociais. Dividido em cinco módulos, com 80 horas/aula, de julho a novembro, o curso possibilitou a discussão da combinação de valores, princípios e práticas destinadas a construir relações de humanidade e solidariedade fortalecendo a cidadania.

Também foram oferecidos conteúdos sobre Mediação Popular de Conflitos, os direitos específicos de crianças e adolescentes, idosos, pessoa com deficiência, raça e etnia, gênero e orientação sexual, Sistema de Garantia de Direitos, associativismo e cooperativismo.

Participante do curso, a professora Ivaneide Barreiros (Pepeu) destacou a importância do treinamento para a sua formação na área da educação. “Antes do curso eu entendia que praticava a mediação na escola, mas percebi com o curso que praticava o aconselhamento e não a mediação em si. Hoje me sinto capacitada a fazer mediação na educação e sei o quanto é importante diferenciar as duas coisas”, afirmou a educadora.

Por contemplar participantes de diferentes municípios, geograficamente próximos, o curso possibilitou também a formação de redes de solidariedade e serviços, potencializando os mecanismos municipais e territoriais de conhecimento e efetivação dos direitos.

“Quero agradecer a todos os participantes, colegas que vieram de vários lugares das cidades circunvizinhas, pessoas da nossa comunidades, assim como colegas das Secretarias do município. Obrigado a todos pela colaboração”, agradeceu o Secretário da Assistência Social de Mairi, César de Jesus.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem