O tema “Provocações e Avanços da Assistência Farmacêutica no SUS” foi escolhido como assunto do I Fórum Municipal sobre Assistência Farmacêutica. O evento, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Mairi, teve o objetivo de debater o uso racional e o acesso a medicamentos no município.

Durante os dois dias do Fórum, estiveram presentes gestores, trabalhadores, além de usuários do Sus. Vários palestrantes de Vitória da Conquista, Itiúba, Anagé, Capim Grosso e Jequié trouxeram experiências exitosas dos seus respecticos municípios.

Além deles, compareceram também no evento, o presidente do Conselho Regional de Farmacia CRF/BA, Mário Martinelle, o Conselheiro Federal Altamiro José e os palestrantes Pablo Maciel, Hallana Ferraz, Thaiara Amanda e Diana Lopes, que discutiram e elegeram melhores estratégias para o avanço da assistência farmacêutica em Mairi.

O prefeito Jobope, o vice-prefeito Gustavo e os vereadores José Alan, Luiz do Angico, Pororo e João de Ionete também estavam presentes e contribuíram com o debate.

A Secretária de Saúde, Silvia Carneiro, destacou a importância do evento para o município de Mairi e ressaltou que “precisamos unir forças para debater esse tema tão importante que envolve toda equipe multiprofissional e interprofissional”.

Já o coordenador Wilton Maia afirmou que o acesso a medicamentos não quer dizer que o cuidado terapêutico está protegido, motivo pelo qual foi importante a realização do Fórum.

Como resultado de todo o trabalho no Fórum, foi pactuado por todos os presentes metas para o desenvolvimento da assistência farmacêutica em Mairi através do cuidado farmacêutico, uso racional de medicamentos, fortalecimento de sistemas de informações, automonitoramento, financiamento e novas formas de condução da assistência farmacêutica, em Mairi.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br









Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem