O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

Segundo o Ministério da Saúde a cada 10 mulheres vítimas do câncer de mama (cerca de 12%) poderiam ter a vida poupada se praticassem atividade física regularmente (150 minutos por semana).

Além de promover a saúde e o bem-estar, os dados evidenciam mais uma vantagem da prática de atividade física: melhora o metabolismo de alguns hormônios relacionados com o câncer de mama, o que pode evitar e até melhorar o quadro de uma paciente com a doença.

A Secretária de Saúde Sílvia Carneiro ressalta que “A caminhada é uma alternativa simples e de baixo custo. Vale reforçar que um profissional da saúde deve ser consultado antes de iniciar qualquer atividade física. Sem esquecer, claro, da alimentação, hidratação e uso de roupas e calçados adequados”.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, através do autocuidado, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar um aumento de 50 novas vagas de ultrassom mamária a ser realizada na Policlínica Nossa Senhora das Dores dia 30/10.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem