Todos os anos a FBF (Federação Baiana de Fanfarras e Bandas) realiza a Copa Baiana de Bandas e Fanfarras, nela, apresentam-se diversas corporações de vários lugares distintos. 

Nesses eventos, as corporações são classificadas em categorias, tais como: Banda mista com evolução, Acesso Marcial, Marcial com evolução, Banda Marcial, Musical com evolução, Banda Musical e Acesso musical, é nesta última em que a FANCEM (Fanfarra da Comunidade Estudantil Mairiense) está atualmente inserida.

O processo de avaliação leva em conta uma série de aspectos, os quais analisam tanto os periféricos, quanto a corporação musical, dentre esses critérios estão: marcha, sincronismo, garbo, comando, aspecto da apresentação, aspecto musicalidade, ritmo, harmonia, arranjo e adaptação e figurino.

As bandas e fanfarras apresentam-se para julgamento durante o tempo máximo de vinte e cinco minutos (25min), neste período, os periféricos, isto é, Porta-cartel, Pelotão cívico, Pelotão coreográfico, Baliza, Balizador, Mor e Regente, além da Corporação musical são julgados pelos jurados.

No dia 29 de setembro de 2019, a FANCEM participou da quarta (IV) etapa classificatória da décima quarta (XIV) Copa Baiana de Fanfarras, realizada em Bela Vista, Cansanção-BA e foi classificada para a próxima etapa (final) a ser realizada em Sento Sé-BA. A FANCEM, que já é tetracampeã, tentará nessa nova copa a próxima estrela, ser pentacampeã baiana.


Texto: Valteones da Silva Rios.










Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem