A Prefeitura Municipal de Mairi, por meio da Secretaria da Educação, promoveu a 3ª Semana Municipal da Educação Infantil (Lei nº 850/2018), com ações que celebram a Semana Nacional, instituída através da Lei 12.602/12. Ao longo da semana, as crianças, de todas as unidades que atendem a Educação Infantil em Mairi, tiveram uma agenda movimentada por uma programação bastante especial, culminando com palestra e matroginástica no Centro Cultural com professoras, mães e pais. 

Dr. Arthur Borges, advogado e representante jurídico da Prefeitura de Mairi, em sua palestra, ressaltou que é dever dos pais ou responsáveis, desde ano de 2016 (EC nº 59), efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade. “Os pais podem ser responsabilizados civil e criminalmente no caso de não assegurarem a frequência da criança”, explicou Dr. Arthur, assessor jurídico da Prefeitura Municipal.

Essa ampliação da obrigatoriedade do ensino encontra ressonância já na primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que trata da universalização da educação infantil, na pré-escola – para as crianças de quatro e cinco anos de idade.

Com o evento, as crianças e suas professoras convidam a cidade para olhar para a Educação Infantil e refletir sobre sua importância. “Temos certeza de que, mais que uma data comemorativa, é uma afirmação da importância e significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças do nosso município. Ainda temos muito a fazer, mas grande conquistas já foram alcançadas aqui.” afirmou Prof Ana Carla Pimenta.

E, para encerrarmos a Semana da Educação Infantil, realizamos a Matroginástica, com a Profa. De Educação Física, Ivoneide Rios, uma atividade diferente, voltada à integração de pais e filhos durante a atividade física. A Matroginástica é um composto de atividades, como alternativas para o lazer, com sistematização pedagógica, que buscam oferecer experiências significativas de movimentos envolvendo os pais e seus filhos, utilizando da recreação e/ou do lúdico, exercícios fáceis e divertidos, dinâmicos e de ótima assimilação para quem participa.

Através da Matroginástica busca-se promover a participação e integração das famílias junto à escola, estreitando laços afetivos primordiais no processo de formação das crianças. Seus benefícios são tanto fisiológicos, quanto psicológicos e sociais, pois contribuem para a promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como melhorar a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas e favorecer o relacionamento social entre pais e filhos.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

























































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem