“Por nós fez maravilhas louvemos ao Senhor”.(Sl 135)

Aos 25 de agosto de 2019, no Povoado de Alagoas, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba-BA, realizou-se a Romaria Vocacional Diocesana, celebrando a ação de graças pelos 60 anos de história e caminhada da Diocese de Ruy Barbosa, e os 25 anos de Episcopado de Dom André de Witte. 

A Romaria contou com a presença de 03 Arcebispos e 06 Bispos oriundos das diversas Dioceses, dentre estes estavam: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ – Arcebispo Metropolitano de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Navildo Vian, OFM Cap – Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Antônio Tourinho Neto – Bispo de Cruz das Almas, Dom Valdemir Ferreira dos Santos – Bispo de Amargosa, Dom José Edson Santana Oliveira – Bispo de Eunápolis, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv – Bispo de Umuarama-PR,  Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira – Bispo Prelado de Itacoatiara-AM, Dom Vítor Agnaldo de Menezes – Bispo de Propriá,  o representante do bispo de Regia Emilia-Itália, Bélgica, sacerdotes e diáconos local e de outras Dioceses, religiosos(as) de outras dioceses, leigos e leigas vindos de várias localidades, pessoas que já moraram na Diocese de Ruy Barbosa, amigos, o grandioso povo das paróquias. 

No primeiro momento os romeiros foram acolhidos, com muita alegria, no povoado de Itaíba, distante 01 km de Alagoas, pelas equipes de jovens e de canto, ao som de uma boa animação; e por Dom André, nosso bispo diocesano, em seguida, o momento de mística para motivar, fortalecer e animar a caminhada.

O percurso de um quilometro, da comunidade Itaíba até o povoado de Alagoas foi de muita animação, oração e reencontros. À frente faixas e os andores trazendo as imagens do Bom Jesus, Santo Antônio, N. Sra. das Graças e Mãezinha Maria Milza. Ao chegar em Alagoas a caminhada se alongou até a Pedra do Silêncio (local da aparição de Nossa Senhora das Graças a duas adolescentes no ano de 1950), onde foi relatada a vida e missão de Maria Milza, seu legado de fé, devoção, caridade para com os pobres e enfermos os quais alcançaram muitas curas. Ao retornar à praça, em frente à Igreja do povoado, estava à espera o belo cenário para a Celebração Eucarística. Tudo muito harmonioso. Uma celebração profunda que a liturgia do domingo convocava ao seguimento de Jesus caminho, verdade e vida, lembrando também a missão dos leigos e leigas, em especial, as catequistas.

Momento de louvor, agradecimento e partilha de tudo o que colaborou na construção da historia da Diocese e do episcopado de Dom André. Tudo isso expresso na liturgia, como forma de gratidão e entrega a Deus no projeto de Jesus Cristo.

À tarde houve o momento da Memória da Diocese: “as Pessoas que Doaram a Vida; Esta Terra é Sagrada; Nosso Deus é o Deus da Vida; Ide Pelo Mundo Inteiro”, apresentações relatando os momentos fortes da caminhada da Diocese e da vida de todos que colaboraram nesse processo: poesias, cantos, encenações e músicas que expressavam essa caminhada.

Para encerrar, apresentou-se também os marcos da Diocese: Romarias, Missão Diocesana, pastorais e movimentos, luta pela terra, água, moradia, direitos humanos; a construção do Seminário Diocesano, a Casa da Caridade, Mosteiro de Jequitibá, Casa de Acolhida aos Idosos de Utinga, Projeto Levanta-te e Anda, retratando a presença de uma igreja toda ministerial, com sacerdotes, diáconos, religiosos (as), leigos e leigas, com os que pela Diocese passaram e com os que permanecem. Para encerrar com chave de ouro o dia que começou com muita fé, não poderia faltar à festa, que ficou por conta da Banda Amor Maior.

Às 17 horas, Dom André foi convidado para receber as homenagens e cortar o bolo festivo. Muito emocionante sua acolhida, sua missão, sua entrega missionária, seu testemunho de vida nessa Diocese de Ruy Barbosa, como quarto bispo.  

Deus seja louvado!

Fonte: Equipe da PASCOM da  Diocese de Ruy Barbosa
Vídeo: VR14

Veja a reportagem do evento:























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem