Calma, nobres leitores! Não estou alterando a geografia das águas. Estou falando da XLVI Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu (CBHP), ocorrida na quinta e sexta-feiras, (08 e 09), em nosso município. As reuniões ordinárias do CBHP, importante ente do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, são realizadas de forma itinerante por toda bacia do Paraguaçu, durante quatro vezes por ano, em calendário previamente organizado pelo Comitê.
Como o rio Jacuípe é um dos principais afluentes do Paraguaçu, a plenária do CBHP decidiu realizar uma reunião em Piritiba, importante município da Sub bacia do Jacuípe, e que abriga em seu território a Barragem do França, reservatório responsável pelo abastecimento de Piritiba e Miguel Calmon, bem como regulador das águas desse importante rio da nossa região. Nos dois dias de atividades, os membros do Comitê tiveram a oportunidade de visitar a Barragem do França, onde foram recepcionados pela equipe técnica da CERB, operadora daquela barragem, e que decorreram sobre a sua importância e funcionamento.

No segundo dia de atividades, ocorreu a reunião propriamente dita, cuja pauta trazia uma gama de assuntos relacionados à Bacia do Paraguaçu, com destaque especial à discussão dos problemas locais relacionados aos recursos hídricos. Além dos membros do Comitê, estiveram presentes com participação ativa no debate, autoridades locais do município como o Vice Presidente da Câmara de Vereadores, Sr Pedro Igor, o Prefeito de Piritiba, Sr Samuel Santana, os Vereadores Rodrigo Rios Amendoim e Tiago Saldanha, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente o Sr Edivaldo Dias de Souza, o ex-prefeito, Sr Orlando Carneiro Lima e, comerciantes, agricultores e pessoas da comunidade. Na reunião, todos se emocionaram ao ouvir o Sr Antenor José de Oliveira, poeta Piritibano e professor aposentado, que declamou um lindo poema de sua autoria em homenagem as águas.

A reunião foi bastante proveitosa e o colegiado tomou importantes deliberações. O CBHP, juntamente com todos comitês de bacia do País, constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos, compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Fonte: CBHP/ Blog Chapada Urgente

Fotos: Denny Cerqueira

Veja mais fotos:





































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem