A Secretaria da Educação de Mairi recebeu esta semana a visita das agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Neidiane Pereira e Gimena Barbosa Sousa, ambas nutricionistas do Cecane, realizaram um trabalho de assessoria para uma melhor qualidade de gestão e controle social do PNAE no município.

A assessoria foi finalizada nesta sexta-feira (10), com um Curso de Formação sobre a execução do PNAE, realizado no auditório da Secretaria de Educação. No curso, os participantes foram capacitados quanto ao processo da execução do PNAE. O evento serviu ainda como uma oportunidade de troca de experiências entre os municípios e esclarecimento de dúvidas.

Estiveram presentes no evento, a Secretária Municipal de Educação de Mairi, Sâmia Najar, representantes da Secretaria Municipal de Educação, nutricionista responsável pelo PNAE local e de Quixabeira, vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Mairi.

Atividades durante a semana

Ao longo da semana, uma série de atividades foram realizadas para auxiliar profissionais ligados à área da alimentação escolar. Os trabalhos incluíram a análise da documentação (notas fiscais, processos licitatórios para compra dos produtos da alimentação escolar, chamada pública, LOA, compra local da agricultura familiar, entres outros), visita de algumas escolas municipais e estadual.

Conheceram também a Associação do Uruçu, aplicaram questionários para a Secretária Municipal de Educação, nutricionistas responsável pela educação alimentar municipal, merendeiras, diretores/as das escolas visitadas. Além disso, as agentes do PNAE fizeram reuniões e formações com os membros do Conselho da Alimentação Escolar – CAE, agricultura familiar, Secretaria de Agricultura e reunião para Elaboração de Plano de ação conforme observações feitas pelas agente do Cecane.

Após análise do cardápio e degustação dos gêneros alimentícios ofertados nas escolas de Mairi, as agentes do Cecane concluíram que a alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal é muito boa.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Veja mais fotos:






Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem