Uma câmera registrou o momento exato em que a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As imagens a que a TV Globo teve acesso foram cedidas pela Vale a autoridades que investigam a tragédia.

Eram 12h28min24s de sexta-feira (25) quando a parte inferior do reservatório começou a ceder e liberou uma avalanche devastadora de rejeitos de mineração.
Em três minutos, tudo que está abaixo da barragem está completamente engolido pela lama por quilômetros. Em poucos minutos, o "tsunami" destruiu prédios da Vale, máquinas de mineração, trem, ponte, casas, pousadas, currais, área de mata.

A onda de lama causou uma tragédia humana.

Números da tragédia

110 mortos confirmados – 71 identificados 
238 desaparecidos 
192 resgatados 
394 localizados
108 desalojados ou desabrigados

Um outro vídeo também flagrou a onda descendo pela mina. Primeiro, aparece uma poeira do lado esquerdo da imagem – ela sobe e se alastra. Depois, vem a lama.

Ao centro centro, veem-se uma estrutura da Vale, veículos e alguns funcionários da mineradora. Condutores de um veículo branco e de uma máquina tentam escapar, mas são cercados pelo mar de lama e somem.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem