Neste domingo, 21 de outubro de 2018, foi realizado o 1° Bolão de Pega de Boi no Mato, na fazenda Coqueiro, em Mairi-BA, ao lado das torres de TV da cidade.

Vaqueiros de Mairi, Baixa Grande e Pé de Serra, participaram da competição. De três novilhas que foram soltas na mata, eles só conseguiram pegar duas. 

Para ser considerado vencedor, o vaqueiro tem que derrubar a novilha e retirar o chocalho que está amarrado no pescoço da mesma. Depois, tem que deixar a novilha amarrada e apresentar o chocalho para os organizadores. 
A pega de boi no mato é uma forma de resgatar a cultura do vaqueiro. Os vaqueiros se vestem com roupas de couro para se proteger contra galhos e espinhos das árvores.

O organizador Pêga agradeceu o apoio de todos, da prefeitura de Mairi, o prefeito Jobobe, a Secretaria de Saúde que disponibilizou uma ambulância e a todos que participaram do evento.

O Sr. Caé, do município de Baixa Grande, esteve presente com o filho, o neto e amigos. Ele disse que essa cultura não pode cair. O vaqueiro Pita, de Mairi, agradeceu a Pêga e criticou os amigos que não participaram. Segundo ele, é uma vergonha, só três da cidade participaram. 














































































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem