A Secretaria Municipal de Saúde de Mairi começou a campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio, com panfletagem e entrega de laços de fita, que alerta a população sobre a necessidade de se falar sobre o tema.

A primeira ação do mês foi realizada na feira livre, comércios e faculdade da cidade, na sexta-feira (1º). Os profissionais de saúde abordaram moradores e explicaram o que é o suicídio, tiraram dúvidas e ouviram opinião sobre o assunto.

O suicídio

O ato suicida não é apenas um desejo de acabar com a vida, mas tem a intenção de fazer parar a dor que não se pode suportar ou um problema que a pessoa acha que não tem solução. É uma forma extrema de tentar fugir do problema.

A maior parte das pessoas que está pensando em suicídio irá informar um amigo ou familiar das suas intenções. Embora esse comportamento, muitas vezes, seja visto como uma forma de chamar a atenção, nunca deve ser ignorado, especialmente se a pessoa está vivendo uma fase de depressão ou de grandes alterações na sua vida.

Orientações

Abaixo segue algumas orientações para quem esteja passando por isso:
1. Não fique sozinho, não se isole;
2. Procure ajuda de profissionais;
3. Converse com alguém sobre seus sentimentos, é essencial;
4. Utilize corretamente a medicação prescrita – se estiver tomando alguma;
5. Pense em quantas lutas já venceu e se concentre para vencer mais esta. E estamos aqui para lembrar que você não está só.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat, 24 horas, todos os dias.
Número: 188 ou 141

Clique aqui e tenha mais informações sobre o CVV.










Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem