Em 28 de julho de 1994 nascia a Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores (ASSBENDOR), iniciativa do pároco da cidade, Padre Hans, que unindo forças com fiéis da igreja católica de Mairi montou um berçário para 10 crianças, filhas de garis e domésticas que não tendo quem cuidasse dos pequenos, ou levavam para o trabalho ou deixavam sob a responsabilidade de irmão maiores. Na medida em que o tempo passava o público alvo foi ampliado e a associação conseguiu parcerias, uma delas que perdura até os dias de hoje Fundação Meninos e Meninas de Rua de Luxemburgo, através das quais muitos trabalhos foram realizados, beneficiando pessoas de todo o município, desde o berçário até a idade adulta.

Atualmente a entidade tem a Creche Nossa Senhora das Dores com 100 crianças de 0 a 05 anos, além de dez turmas de Reforço Escolar funcionando na zona urbana (Rua Sete de Setembro, Tanque da Nação, Senhor do Bonfim e Sede do Mairi Junior’s) e na zona rural (Aroeira, Manguinhas, Alagoinhas, São Bento das Lages, Bonsucesso e Capim Branco, próximo a Angico) com 215 estudantes do Ensino Fundamental I.

Entre os anos de 2002 e 2016, foram desenvolvidas outras atividades, também em benefício de pessoas necessitadas de Mairi: 

ESCOLA DE MÚSICA: Aulas de Violão e Teclado, disponibilizadas entre os anos de 2002 e 2015, buscando incentivar crianças, adolescentes e jovens a práticas musicais.

ESCOLINHA DE FUTEBOL: Atividades esportivas e complemento educacional, promovidas de 2001 a 2015, para crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos.

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: Ofertado entre os anos de 2007 e 2009. Foram alfabetizados Jovens e adultos da zona rural.

CONSTRUÇÕES E REFORMAS:

• 35 casas para famílias necessitadas;

• 01 Salão Comunitário para a Comunidade do Capim Branco;

• 42 banheiros;

• Construção do Prédio Center Rosmarie.

PROJETO RESGATANDO A CIDADANIA: Ofertado para adolescentes e jovens, entre os anos de 2007 e 2015, buscando distanciá-los das práticas nocivas à sociedade através dos cursos de Bordado, Artesanato com Biscuit, Artes Manuais, Corte e Costura, Artesanato com Material Reciclável, Pinturas Diversas, Eletricidade, Informática e Horta Comunitária na sede e zona rural do município.

PROJETO NÍVEL SUPERIOR: Desenvolvido de 2005 até 2012, ofereceu apoio financeiro a 54 jovens universitários.

PROJETO MOBILIZANDO NOSSA CIDADANIA PLANEJANDO NOSSO FUTURO: Realizado em parceria com a Pastoral do Menor e financiado pela SJDHDS-BA, beneficiou diretamente 100 crianças e adolescentes em oficinas de capoeira e patchwork, culminando na construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e do Adolescente de Mairi, no ano de 2016.

Todo esse trabalho apenas foi possível porque contamos com a cooperação de parceiros nacionais e internacionais, sócios contribuintes e comunidade mairiense que sempre colaborou com nossos projetos. Portanto, deixamos aqui o nosso agradecimento a Deus e a todos vocês, amigos que nos acompanharam nessa caminhada de força, perseverança e fé, esperamos contar com seu apoio e assim poder realizar mais feitos em benefício da comunidade de nossa amada Mairi. 

Cresceremos à medida que continuarmos contando com o seu apoio.

Clique nos links abaixo para conhecer os trabalhos da ASSBENDOR:


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem