O Projeto “Água Cinza Ação Verde” da Escola Municipal Durval Santos Silva, de Mairi, foi eleito pelos delegados da Etapa Regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente para representar a Bacia do Jacuípe e o NTE 15 na Etapa Estadual da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A escolha ocorreu na cidade de Riachão do Jacuípe e contou com a participação da diretora do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15), Nívea Maria Araújo. Durante o evento, houve apresentações culturais e exposição de trabalhos produzidos pela alunos, equipe pedagógica e funcionários. A etapa estadual será em Salvador.

A conferência é uma ação de Educação Ambiental que busca estimular o processo dialógico e participativo, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede.

O projeto “Água Cinza Ação Verde” foi apresentado pelos alunos Leonardo Pereira da Silva do 9º ano e Paulo Vinicius Oliveira de Souza do 8 º ano do Ensino Fundamental. Foi idealizado pelo professor Marcelo Santos Freitas e contou com a colaboração da equipe docente e pedagógica da escola, bem como com a participação efetiva dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e funcionários da comunidade escolar.

Tem por objetivo a realização de filtros biológicos para o tratamento de água cinza produzida na escola. O material será reaproveitado no jardim e na horta escolar, que será fomentada pelo Programa de Alimentação Escolar construído na própria Unidade de Ensino.

A Conferência

Este ano a Conferência Infantojuvenil tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. É uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Para efetivar o cronograma da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a Escola Durval Santos Silva realizou a etapa escolar obrigatória no dia 28 de março deste ano.

Nessa etapa, contou com a apresentação do Engenheiro Civil (UEFS) e Mestrando em Meio Ambiente Água e Saneamento Básico (UFBA) Luan Fernandes, bem como com representantes do Legislativo Municipal, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Mairi, Gileno Sena, pais de alunos, sociedade civil e funcionários da unidade escolar.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br














Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem