A Violência Contra a Mulher. Esse foi o tema exposto pela psicóloga Aline Lima, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em entrevista à Mairi FM. A ação faz parte das comemorações ao Mês da Mulher.

“Abordamos o tema violência contra a mulher e suas consequências psíquicas e emocionais, visto que a Lei 11.340/ 2006, conhecida como Lei Maria da Penha em seu artigo 5º, define violência contra mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, e dano moral ou patrimonial”, explicou a psicóloga.

A entrevista dada ao locutor Diego esclareceu ainda os tipos de violência que a mulher têm sido vítima, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral e orientou sobre o ciclo de violência e as dificuldades que a mulher possui para romper com a situação.

Além disso, Aline também levou exemplos para os ouvintes das consequências emocionais que a violência desencadeia e alertou para os sintomas da depressão, ansiedade, ideação suicida, baixa autoestima, entre outros.

O Caps reforça sobre a importância da notificação da situação de violência e orienta que a mulher pode recorrer a delegacia comum do município, assim como ligar para a Central de Atendimento À Mulher Vítima de Violência através do número 180, além de buscar o suporte clínico e psíquico nas unidades de saúde do município.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem