No último domingo (27), no Centro Cultural de Mairi, aconteceu a celebração de conclusão do curso de capacitação "Governar e se organizar a partir da crise", pela Fundação Perseu Abramo. A aula de encerramento contou com palestra do pesquisador Vladimir Oganauskas e de Chica do PT, ex-prefeita de Carinhanha.
   
Dados e instrumentos históricos e legais de tributação, de sonegação e de corrupção no Brasil foram os elementos abordados por Vladimir que ampliou e atualizou para a turma as noções, as proporções e as mistificações destes conceitos ao longo dos regimes e governos brasileiros. Enquanto que Chica do PT compartilhou a sua experiência de gestora de Carinhanha, município baiano próximo à divisa com Minas Gerais pelo Rio São Francisco. Enfrentando coronéis Chica demonstrou que é possível reunir o apoio popular em favor de uma nova ordem política local. Elegeu a educação como prioridade, implantou a horta pedagógica e diversas ações que ficaram registradas em publicações e documentários. 
O encontro contou ainda com o anfitrião Prefeito Jobope (PT) e com a deputada estadual Neusa Cadore que expressou a sua alegria em ter acompanhado de perto a formação desta turma e que a sua diversidade, sobretudo, com forte participação das mulheres e da juventude implica na necessária formação continuada nos municípios e na região. 

Foram entregues simbolicamente 97 certificados dos que já concluíram o curso e que, certamente, poderá ultrapassar os 100 já que a plataforma online continua aberta até dia 04 de setembro para possibilitar mais tempo para aqueles que já iniciaram possam também concluir e receber o certificado oficial que será entregue pela Fundação até o final de setembro. 

Participaram do curso vereadores, secretários municipais, vice-prefeito, presidentes de diretórios municipais, de associações e de sindicatos, jovens e professores de 14 municípios: Mairi, Várzea da Roça, Pintadas, Capim Grosso, Ipirá, Jacobina, Baixa Grande, Quixabeira, Macajuba, Serrolândia, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, São José do Jacuípe e Salvador.

Pedro Ivo Sena - Ascom

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem