A PF (Polícia Federal) realiza, nesta sexta-feira(13), uma operação para investigar suspeita de fraude na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para empresas entre 2011 e 2013, tendo, entre os alvos, Geddel Vieira Lima, ex-vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco e ex-ministro do governo Temer.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais no Distrito Federal, na Bahia, no Paraná e em São Paulo, informa a PF.

A operação, chamada “Cui Bono?” – referência a uma expressão latina que significa “a quem beneficia?”–, é derivada da Catilinárias. Desdobramento da Operação Lava Jato, ela foi realizada em dezembro de 2015.

Na ocasião, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos na Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, comandada, à época, pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A operação também atingiu outros líderes do PMDB.

Envolvidos

De acordo com a Polícia Federal, o esquema envolveria o então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, o vice-presidente de Gestão de Ativos do Banco e empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias e de empreendimentos imobiliários, além de um operador do mercado financeiro.

Uma fonte da agência Reuters afirmou que o ex-vice de Pessoa Jurídica investigado é o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima.

O esquema envolveria a liberação de recursos da Caixa para as companhias por meio de direcionamento político, com participação de Cunha, em troca de pagamento de propina.

A PF não identificou as empresas investigadas.

Com informações do UOL

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem