A Polícia Federal fez busca e apreensão nos órgãos da Prefeitura de Itaberaba, no centro-norte baiano, na manhã desta terça-feira (31), para apurar a prática de crimes de fraude a licitações e de desvio de recursos públicos, relacionados com a contratação de empresa para realização de serviços de transporte escolar do município, que podem chegar a um prejuízo de R$ 57 milhões aos cofres públicos. Segundo a PF, a operação é contra fraude dentro da própria prefeitura.

A corporação cumpriu mandados nas secretarias de Administração e Fazenda, no gabinete da prefeitura e nas residências de Sônia Mascarenhas, responsável pela licitação dos transporte, e Valmir Gusmão, responsável indireto pela cooperativa Transcops. O autor da denúncia, o vereador Ricardo Pimentel (PV), comemorou a operação e enalteceu o trabalho de um edil na câmara municipal. “O vereador é discriminado no Brasil. Isso mostra o reconhecimento do trabalho feito pela gente, que é de fiscalizar”, disse.

Ao todo, a força-tarefa cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Foram cinco mandados em Itaberaba, três em Vitória da Conquista e um em Itapetinga.

Transfolia – A Operação Transfolia foi iniciada há um ano e meio, sendo verificado, no seu transcorrer, que os integrantes do esquema criminoso direcionavam as licitações para beneficiar empresa ligada ao grupo, bem como realizavam dispensas irregulares, através de contratos emergenciais.

Fonte: Bahia.ba
Postagem Anterior Próxima Postagem