Na manhã da última segunda-feira 9, foi realizado em Baixa Grande o 1º Encontro de Sensibilização do Trabalho Infantil, o evento aconteceu no Salão Paroquial e teve inicio às 9hs da manhã se estendendo até às 12hs.
Com a organização da prefeitura municipal de Baixa Grande através do CREAS Centro de Referência em Assistência Social, contou ainda com a presença do Ministério Público representado pelo promotor Drº Thyego de Oliveira Matos, o prefeito municipal Pedro Lima Neto, a secretária de Assistência Social do município Elizângela Oliveira Santos, a presidente do CMDCA Denise Laranjeira, a coordenadora do CREAS Mércia Rossi, a Psicóloga e também palestrante convidada Drª Sandra Santos, e a sociedade civil.
O encontro teve como tema “Criança é para brincar e estudar e não para trabalhar” e com o intuito de chamar a atenção dos pais, responsáveis, e das autoridades em geral para o trabalho infantil, na oportunidade foi discutida exaustivamente essa questão, uma realidade de muitas cidades da Bahia e do Brasil e inclusive de Baixa Grande.
Muitas são as crianças que deixam de estudar de brincar e de até se divertir para ajudar seus pais nas despesas de casa, fazendo, na maioria das vezes trabalhos que só poderia ser realizado por pessoas adultas, um assunto absolutamente polêmico, pois divide a opinião da sociedade em geral sobre essa questão. A Psicóloga Sandra Santos que foi a palestrante convidada explicou muito bem o que é trabalho infantil e como isso afeta na vida das crianças ao longo do tempo.
Principais Modalidades de Trabalho Infantil
· Vendas de picolé, balas, doces, etc.
· Carregar compras seja elas nos carrinhos de mão ou nos braços.
· Trabalhos em barracas, mercadinhos etc.
Causas do Trabalho Infantil
· Pobreza
· Falta de Trabalho para os pais
· Complementar a renda
· Questões familiares
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Baixa Grande

