Nesta Quinta-feira Santa, 24 de março de 2016, muitas pessoas estão visitando a capela do Monte Santa Cruz, no município de Mairi, para fazer suas orações e penitências.
Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município. Algumas pessoas vão de carro, outras vão de motos ou de pé.
A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.
Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.