É perceptível o quanto têm crescido o número de pacientes acometidos por doenças sexualmente transmissíveis em todo o país, e por isso, a Prefeitura Municipal de Mairi por meio da Secretaria de Saúde realizou a implantação do teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite C nas Unidades de Saúde da Família, em nosso município.

Essa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde, para que a população tenha acesso ao diagnóstico das doenças mencionadas, uma vez que os testes convencionais não saem rapidamente e dependem de uma estrutura especializada.

Os testes rápidos possibilitam uma agilidade extraordinária, sendo obtido em até 30 minutos. Há grupos específicos que são prioritários: gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas, idosos, pacientes tuberculosos, gestantes que não realizaram nenhum exame durante o pré-natal e vítimas de abuso sexual.

O paciente receberá aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, será encaminhado para o serviço especializado onde receberá os cuidados necessários e antirretrovirais, sendo muito importante a detecção precoce.

Essa é mais uma realização da Secretaria de Saúde/Gestão Construindo uma Nova História (2013 – 2016)!

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi
Postagem Anterior Próxima Postagem