A prefeitura de Mairi tenta apoio da Câmara de Vereadores do município para tentar contrair empréstimos da ordem de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) junto ao Desenbahia.

Anterior a esse empréstimo, por duas vezes, o município já recorrera a esse mesmo Órgão para fazê-lo, acabando conseguindo. Todavia, a situação financeira do mesmo era, naqueles momentos, de equilíbrio fiscal e financeiro. Hoje, notamos um município que não consegue se manter com suas próprias "pernas".

Vejamos:

1. A gestão atual terceirizou tudo que podia, diminuindo o poder de investimento no município com recursos próprios:

2. O rombo dessa terceirização já começou. Muitos servidores já estão recebendo precatórios do município, mesmo antes dessa gestão acabar. Imaginem quando a mesma chegar ao seu final e, mais de 300 (trezentos) servidores recorrerem judicialmente. Vai ser uma herança que dificultará o mesmo de honrar os seus compromissos.

3. A prefeitura já paga até hoje precatórios e empréstimos de outras gestões.

4. A mesma desvalorizou e descaracterizou o comércio local, comprando quase tudo fora de Mairi. 

5. Os atuais precatórios que estão em julgamento, pela justiça, em Jacobina, contra a prefeitura, estão sendo decididos a revelia, uma vez que a mesma prefeitura, de forma irresponsável, não está nem colocando juristas para defendê-la.

6. O prefeito quer empréstimos de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio) para comprar máquinas. Somente esse ano ele leiloou uma Patrol, duas caçambas e uma retroescavadeira por apenas RS 95.500,00 (noventa e cinco mil e quinhentos reais), sabendo que por menos disso ele recuperava todos esses equipamentos leiloados e os colocava em funcionamento.

7.  Pede também empréstimos de mais R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio) para obras de pavimentação. Cadê os quase R$ 30.000.000,00 (trinta milhões) anunciados por ele para investimentos e, que já estariam garantidos?

8. Por fim, essa gestão deve mais de três milhões ao INSS. A qualquer momento, o município poderá ficar inadimplente, tendo que renegociar a dívida com o Órgão, parceladamente, comprometendo mais ainda o grau de gestão e investimento dos próximos administradores.

Em detrimento ao exposto, será muito perigo para as finanças municipais autorizar a prefeitura a endividar o município dessa forma. O gestor atual deveria é se concentrar e se conscientizar  para reduzir o custo da máquina pública, acabando com essa terceirização maldita, realizando concurso público, pondo fim nas farras das gratificações, criar uma rede de instituições do município para discutir com a sociedade civil organizada...

Destarte, empréstimos agora é favorecer e antecipar um futuro bem próximo de impraticável administração pública. O debate seria de extrema necessidade junto a população sobre essa temática.

Matéria enviada pelo vereador Alan
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