Durante os dias 12 e 13 de dezembro, a cidade de Pintadas foi palco de um dos maiores festivais de música e cultura popular do interior baiano, o 1º festival Canto do Jacuípe, foi uma amostra da musicalidade e pluralidade cultural do território de identidade que leva o seu nome. A iniciativa é uma realização do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Além da música, o Festival também contou com uma feira de economia solidária, onde foram comercializados diversos produtos dos grupos produtivos do Território, e também aconteceu um fórum cultural que teve como principal objetivo, a discussão sobre os Sistemas Municipais de Cultura e os desafios da gestão cultural, o qual teve a participação de gestores públicos, artistas, produtores culturais e do secretário estadual de cultura Jorge Portugal, que celebrou o sucesso da primeira ação desenvolvida em parceria com um consórcio público e segundo ele essa é apenas a primeira de muitas.
“Fazer essa ação com um consórcio era um sonho muito grande alimentado até por outros secretários, mas nós tivemos a felicidade de efetiva-lo e que sirva de exemplo e parâmetro para a gente fazer outras ações com outros consórcios”, disse o secretário Jorge.
O festival foi um espaço de fomento e valorização das criações e produções artísticas da microrregião, promovendo e incentivando a boa música através de canções inéditas além de desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar artistas dos mais variados ritmos e estilos, como instrumentistas, compositores e interpretes.
“Vejo no Festival a diversidade de apresentações musicais, a gente ver que são vários artistas da terra e de vários municípios da Bacia do Jacuípe, e cada um tem um ritmo diferente, então é essa a diversidade da nossa cultura regional”, afirmou Pedro Lima, prefeito de Baixa Grande.
Mas como toda competição deve-se ter um vencedor ou vencedora, sendo a jovem cantora do município de Nova Fátima Hiolany Rios, com a canção “Filha do Sertão” a campeã do 1ª edição do Canto do Jacuípe. O 2º lugar ficou com Jordan do município de Serrolândia e o 3º com Guigo de Várzea do Poço.
Mas o festival não acabou por aí, o público ainda pode apreciar os shows do grupo Novo Cenário, da cantora Rafaela Melo, a qual já participou do programa de TV The Voice Brasil e do cantor Canindé com seu ritmo romântico através das clássicas canções da Música Popular Brasileira.
ASCOM Consórcio Jacuípe
Jorge Henrique, Wemisson Santos e Dell Brandão
ASCOM Consórcio Jacuípe
Jorge Henrique, Wemisson Santos e Dell Brandão