Na noite desta quarta-feira, 24 de junho de 2015, Zé de Mariana, morador do bairro do Coqueiro, acendeu a tradicional fogueira de São João e convidou os vizinhos e amigos.

A fogueira, com uma pequena árvore, foi toda decorada com doces, salgados, milhos, dinheiro e muito mais. As pessoas, principalmente as crianças, ficaram esperando a fogueira queimar e derrubar a árvore para pegar os prêmios.

Durante a queima da fogueira, eram oferecidas comidas e bebidas típicas aos visitantes que ficam esperando a fogueira queimar e derrubar a árvore.
Dentre os costumes mais antigos relacionados às festividades de São João, a fogueira se destaca. De origem européia foram introduzidas no Brasil pelos colonos portugueses desde o século do descobrimento. Segundo a tradição católica, ela lembra um acordo feito entre Isabel, mãe de João Batista, e sua prima Maria, que morava distante, para se comunicar após o nascimento do menino. E esse costume é conservado até hoje. Todos os anos, na véspera ou na noite do dia 24 de junho as fogueiras são acesas, relembrando esse momento através de danças e festejos. 





















































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem