Em audiência realizada nesta quinta-feira (3) com o presidente da Embasa, Rogério Costa Cedraz, os prefeitos de Quixabeira, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi cobraram urgência na realização da segunda etapa do sistema de abastecimento de Pedras Altas. 

Além de não serem abastecidos com água doce, esses municípios vêm sofrendo com a baixa qualidade por causa do nível da barragem de São José, atualmente em menos de 5  por cento da capacidade.  

"Nosso problema é urgente e já se tornou uma questão de saúde pública", relata Eliezer costa, prefeito de Quixabeira e presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe. Ele reafirmou que essa obra é um compromisso firmado pelo ex-governador Wagner e também pelo governador Rui Costa. "Em recente ato no município de Várzea da Roça, o atual governador reforçou esse compromisso", lembrou Eliezer.

O prefeito de Várzea do Poço, Paulo José, também relatou as dificuldades enfrentadas pela população. "A situação compromete e dificulta inclusive o funcionamento de escolas, entre elas o colégio estadual, além de todas as dificuldades da população", afirmou Paulo.  

O presidente da Embasa disse que já há recurso garantido com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e que, até dia 12 de junho, pretende resolver todas as pendências técnicas indicadas pelo órgão federal. Ele se comprometeu em trabalhar para que a licitação seja publicada ainda este mês. 

A audiência foi solicitada pela deputada estadual Neusa Cadore (PT) e contou ainda com a participação dos prefeitos de Mairi (Raimundo) e Várzea da Roça (Dida), o diretor da Embasa, José Ubiratan, além do representante da deputada, o assessor José Inácio Neto, e da secretária de Assistência Social de Quixabeira, Jacy Costa. 

Autora da indicação desta obra, a deputada Neusa esteve, na mesma tarde, na secretaria de Relações Institucionais e cobrou mais uma vez prioridade e rapidez no projeto de Pedras Altas. Serão investidos 34 milhões de reais para beneficiar com água doce os municípios de Quixabeira, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Mairi e os distritos de Junco e Paraíso, pertencentes a Jacobina.  

Lino Filho - Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem