Diante de um cenário em que os municípios brasileiros estão em crise e as gestões vivem o drama de ajustar as finanças públicas, a Gestão Construindo Uma Nova História, comprometida e sabedora que Administração é coisa séria e dela depende toda a população, presta informações coesas e coerentes à população mairiense, demonstrando a aplicação dos recursos, ou seja, o uso do dinheiro público, o quanto foi arrecadado e como estes foram gastos pela municipalidade, no intuito de que amplie o entendimento acerca da Receita Financeira do município de Mairi. Peguemos como exemplo o mês de março/2015, onde já foi apresentado ao Tribunal de Contas dos Municípios as suas despesas. Observemos o quadro a seguir:
Analisando o quadro demonstrativo acima, é possível conferir os valores destinados à Convênios, Educação, Saúde, Assistência Social, dentre outros, além dos gastos com a manutenção da cidade. É perceptível que, grande parte da receita é composta de recursos vinculados, isto é, só podem ser aplicados nas áreas a que estão destinados, portanto são automaticamente transferidos para as contas de Convênios, Educação, Saúde e Assistência Social. Outra parcela se destina ao pagamento, obrigatório, de Precatórios, Câmara de Vereadores, Parcelamento de INSS, PASEP, Energia, Água e Empréstimo Desenbahia. Portanto, da receita de R$ 3.656.254,60 (três milhões, seiscentos e cinquenta e seis mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e sessenta centavos), restaram apenas R$ 708.647,25 (setecentos e oito mil, seiscentos e quarenta e sete reais e vinte e cinco centavos) para pagamento de servidores, prestadores de serviços, manutenção de veículos, combustível, locação de veículos, manutenção de esgoto, estradas, assessorias, fornecedores, iluminação pública, dentre outros serviços.
Ficando evidente que a receita dos últimos anos é insuficiente para a manutenção dos serviços essenciais de responsabilidade da prefeitura, assim como o investimento com recursos próprios.
Este é o diferencial da Gestão 2013-2016, visando elevar o nível de transparência de suas ações, buscando a preservação do equilíbrio nas contas públicas e honrando seus compromissos, conforme recomenda a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal De Mairi