A Creche Nossa Brinquedoteca, situada na rua Dr. José Vieira da Silva, s/n no Bairro Reviver tem como gestora e coordenadora as Senhoras Renya Cássia e Eloina Reis, respectivamente.

A instituição foi fundada em março de 2003, surgiu através de um convênio com o Governo Federal ‘‘Nossa Brinquedoteca’’, sendo implantada através do prefeito da época Raimundo de Almeida Carvalho e sua esposa Maria do Carmo Santos da Silva, secretária de Assistência Social, a qual passou a ser o órgão mantenedor da referida instituição. Inicialmente, funcionou em um prédio alugado situado a Rua Nilo Rios, atendendo, em média, 100 crianças entre um ano e meio a cinco anos de idade, com o intuito de atender famílias de baixa renda, uma vez que a única creche existente no município não tinha como atender a grande demanda da época.

Objetivando a socialização, integração e educação das crianças, a creche desenvolve um trabalho bastante amplo, é reconhecida pelo seu diferencial. Desenvolve um trabalho pedagógico referencial, além de acolher as crianças, oferecendo assim condições para que seus pais possam trabalhar. 
Hoje a a instituição funciona na Rua José Vieira da Silva, Bairro do Reviver, em um local com cinco salas, área de lazer ampla, sala de áudio e vídeo, atendendo 120 alunos de 2 a 5 anos.
As crianças iniciam as atividades é às 08h00min horas e o retornam aos seus lares às 16h00min horas.

As crianças tem quatro refeições diárias: café, lanches, almoço e outro lanche ao final da tarde.


A creche é mantida pela Prefeitura Municipal de Mairi e apoio do PDDE.

A gestora Renya Cássia afirma que para ela é um trabalho muito especial: "O trabalho é muito bom e gratificante. De todos os trabalhos que passei, esse é o melhor, porque trabalho com crianças inocentes e que necessitam de carinho, são em sua maioria crianças carentes." De acordo com a coordenadora Eloina Reis: "O trabalho é bem aceito por toda a comunidade, de uma forma geral. Os pais participam ativamente das reuniões que realizamos, não temos problemas quanto à frequência."

Adotamos uma concepção sócio - interacionista, onde o aluno aprende com ele, com o meio e com os outros. Recebemos bastante apoio da Secretária de Educação, o que é realmente muito importante. ’’

Jailma Santana da Silva é mãe de Rafael Santana de Cruz, aluno da sala de quatro anos (04), e ela aprecia bastante o trabalho realizado na Creche: "Gosto muito do trabalho que é feito aqui, o meu filho tem desenvolvido bastante, já faz o nome dele. Não falta quase nunca, só quando está doente mesmo. A alimentação é excelente, de acordo com um acompanhamento da nutricionista. Ele gosta bastante de participar das atividades e das festinhas. Todos se empenham em organizar os eventos, por isso, é sempre tudo organizado."

É perceptível o ótimo trabalho realizado, visto que raramente os alunos faltam, isso serve de incentivo para os professores, e mostra simultaneamente o quão maravilhoso é o trabalho realizado na creche. Erica Soares da Silva Santos, professora da instituição, trabalha com a turma de quatro anos e diz que: ‘‘Quinzenalmente as professoras realizam planejamentos para escolher e debater quais temas serão trabalhados durante a semana, geralmente é um tema durante o período de cinco dias. 
Trabalhamos de acordo com as habilidades de cada faixa etária, e as crianças quase nunca faltam, a frequência é excelente. Há também a reunião com os pais, normalmente uma em cada unidade para juntamente com eles aprimorar e rever quais as evoluções e as dificuldades encontradas em nosso trabalho. ’’

Os eventos da Creche são geralmente no espaço físico da própria instituição, comemoram a abertura do ano letivo, a páscoa, dia das mães, São João, dia da vovó, dia dos pais, dia das crianças e ao fim do ano, acontece a festa de encerramento e formatura. As crianças e os pais apreciam bastante os eventos.

Atualmente, trabalham 28 (vinte e oito) funcionários, sendo 05 (cinco) auxiliares de sala, 01 (um) Diretor/ Coordenador, 05 (cinco) serventes, 03 (três) cozinheiras, 02 (dois) auxiliares de secretária e 01 (um) porteiro.

















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem