O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por inúmeras atividades no Brasil e na Bahia com o objetivo de celebrar as conquistas e fortalecer a luta das mulheres por mais direitos. A Deputada Estadual Neusa Cadore, coordenadora da Subcomissão de Autonomia Econômica da Assembleia, participou de três atividades na Bacia do Jacuípe.A parlamentar destacou a necessidade de mais políticas públicas para o empoderamento da mulher, bem como maior participação nos espaços de poder.

A parlamentar prestigiou a realização da vigésima Assembleia de Mulheres Pintadenses, que contou com a participação de trabalhadoras rurais e lideranças feministas dos municípios de Quixabeira e Várzea da Roça. Neusa destacou a força da mulher nas principais lutas sociais e destacou, dentre muitas bandeiras, o enfrentamento à violência doméstica a partir da organização coletiva. "Há quase nove anos conseguimos dar visibilidade ao problema da violência doméstica e aprovar a Lei Maria da Penha que já salvou a vida de muitas companheiras. Mas precisamos garantir a autonomia econômica, pois a dependência financeira ainda é uma das principais razões da submissão feminina a esse ciclo opressor", afirmou. 
Em seguida a parlamentar participou do Encontro de Mulheres de Mairi, no distrito do Angico. A mesa de debate contou com a presença de Maria da Conceição Cruz (conhecida como Fiinha, da Associação de Mulheres de Angico), o presidente do PT, Carlos César de Jesus; os vereadores Alan Rios, Pororó, Luís Nascimento e Dr. Tadeu; o presidente do STR, Jáder Oliveira; dentre outras lideranças. "Hoje é um dia de alegria para nós mulheres porque estamos aqui reunidas pra reivindicar e celebrar nossos direitos", disse dona Fiinha. Ela aproveitou para reforçar com Neusa o pedido da água doce e da telefonia celular para o distrito. 
A agenda do dia 08 de março foi encerrada com um debate no distrito de Junco, em Jacobina, organizado pelo mandato do vereador Rone. Na oportunidade, Neusa respondeu questionamentos sobre os desafios da participação da mulher nos espaços de poder e aproveitou para pedir apoio para a Reforma Política. As mulheres presentes também apresentaram as demandas da localidade e firmaram compromisso de articular o movimento de mulheres local. A atividade foi animada pela peça teatral Maria, vai com as outras!, do grupo Gente do Sertão, de Pintadas. A encenação aborda as discriminações de gênero e convida as mulheres a romperem com os desafios a partir da inserção e participação nos espaços de luta coletiva.
Ascom Neusa Cadore
Lourivânia Soares

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem