O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) defendeu, nesta terça-feira (03/09), em plenário, a aprovação imediata do PEC 349/2001 que prevê o fim do sigilo dos votos de parlamentares em qualquer votação no plenário. O Projeto é de autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PTB/SP). A proposta aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados  em 2006 precisa ser aprovada em segundo turno antes de seguir para o Senado.

“Não faz sentido, numa democracia madura, nós termos o voto fechado. Nós somos representantes do povo e, como representantes do povo, nós temos que revelar todos os nossos votos aqui para que o povo nos acompanhe. Eu tenho defendido isso historicamente, e não foi após o episódio lamentável que nós tivemos aqui, lamentável, triste, deprimente, que nós tivemos na quarta-feira, que eu estou com essa posição. Por isso, eu sou a favor do voto aberto em todas as situações”, defendeu Teixeira.

O deputado Amauri, que participou da reunião de líderes na manhã de hoje, disse que acredita na aprovação da Pec, segundo ele não há justificativas para o voto secreto entre parlamentares. 

“As relações num Estado democrático tem que ser diferentes, eu posso votar e derrubar um veto e tenho que ser respeitado pelo Governo; eu posso votar e todos os meus votos aqui eu os revelei: Presidente da Mesa, eu sempre tomei a decisão e disse quem apoiava; Ministro do TCU, eu sempre coloquei o voto no paletó e disse quem apoiava. Porque, na democracia, não é possível que eu não possa revelar a minha opção e seja perseguido por isso. Se nós, como processo, adotarmos o voto aberto, essas relações vão se normalizar, vão amadurecer, e isso não será atitude de nenhum governante que se diga democrático”, finalizou.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem