Na última quarta-feira (08), foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal de Mairi, com o objetivo de discutir sobre a Festa do Licuri. 

O evento reuniu representantes da COOPES (Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina), Prefeitura Municipal de Mairi, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Secretaria de Educação, EBDA, Departamento de Cultura, FEAM (Federação das Associações de Mairi), CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Igreja Católica, da Associação da Fazenda Viola, do Povoado de Uruçú, Coselho do Idoso etc.

Os presentes na reunião discutirem sobre a Festa do Licuri, que tem como objetivos:
• A preservação dos licurizeiros e do bioma Caatinga. 
• Resgate da cultura regional e a geração de renda familiar.
• Divulgação para a criação de uma Rede de Produção e Valorização do Licuri.

Ficou definido que a 5ª Feira do Licuri será realizada no município de Mairi, no dia 29 de abril, no Povoado de Uruçú. Foi formada a comissão para organização da mesma, com todos os presentes na reunião. 


2 Comentários

Caro Agmar Rios;
Fico muito feliz em acessar esta informação. Acredito na valorização e reafirmação do homem do campo através de políticas públicas como esta que indiscutivelmente, valoriza a cultura popular e resgata práticas cotidianas com ênfase para a sustentabilidade socioambiental, fortalecendo a economia familiar e principalmente autoestima das pessoas envolvidas no processo extrativista do licuri!!
Parabéns a Administração pública municipal pelo apoio e iniciativa na promoção desse resgate de identidade sociocultural, ambiental e econômico!!
Sou filho de Mairi, nascido no Uruçu. Atualmente moro em São Paulo - SP, farei todo esforço para está presente no evento. Mesmo porque apesar de ser advogado, sou ecologista e possuo MBA em Gestão Ambiental e estou mestrando em Meio Ambiente pela Universidade de Léon – Espanha, cuja dissertação trata do licuri em Mairi e no Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
Escolhi o tema provisório, uma vez que estou ainda elaborado: A SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO BAIANO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E EXPLORAÇÃO ECOSUSTENTÁVEL DO LICURI DESDE OS TEMPOS DE MONTE ALEGRE A MAIRI

Parabéns a toda a comunidade pelo apoio a tão bela iniciativa!

Josenalvo Cerqueira.
Caro Agmar Rios;

Tamanha a minha alegria de saber que a Festa do Licuri será realizada em Mairi vou comemorar relendo esses versos de minha autoria aonde eu enalteço nosso licuri da caatinga, do sertão, do semiárido,... Compartilho com o amigo e os leitores do seu blog:


Sua Majestade o Licuri
Beleza e harmonia tem a palmeira licuri
Corpo esguio e delgado
Copa verde em forma de pirâmide
Micro flores em pendões dourados
Suaviza-lhe a silhueta
Rainha soberana da Caatinga
Herdeira da casta e coroa Coronata
Realeza, monarca do trono Syagrus
Súditos de teu Reino na Mata Branca
Vaqueiro, cangaceiro, sertanejo,...
Homem, mulher, criança,...
Pássaros, bois, jumentos,...
Árvores, arbustos, flores,...
A ti genuína majestade virtuosa
Rendiam glórias e deferências
Dias, anos, séculos findaram-se
De sol a sol,...
Chuva e poeira,...
Foram travadas lutas, guerrilhas e batalhas
Seu Reinado enfraqueceu
Porém Sua Majestade ainda permanece
Apesar dos insidiosos ataques
De elites poderosas que levaram vantagens
O espírito solidário que possui
Espalha-se e reanima todo o povo
De pais a mães de família
De catadoras a artesões
Sustentam e embelezam os Sertões.
Josenalvo Cerqueira.

Veja mais em: http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=93923
Postagem Anterior Próxima Postagem