Evento conta com programação gratuita dedicada à literatura, cultura sertaneja e formação de leitores

Entre os dias 28 e 30 de julho, a Praça Aristóteles Barros Rios, em São José do Jacuípe (BA), será palco da 3ª Festa Literária de São José do Jacuípe (FLIZÉ), que este ano traz o tema “Mãos que constroem a cidade”. O evento é um convite à valorização da cultura sertaneja e do protagonismo das comunidades do interior, reunindo literatura, arte, música e debates em uma programação ampla e democrática.

A festa conta com feira do livro, lançamento de obras, feira da economia solidária, apresentações culturais, oficinas, shows musicais, mesas de discussão e a Flizezinha, espaço pensado especialmente para a criançada. A programação se estende pelas tardes e noites durante os três dias de evento, transformando o município em um verdadeiro centro de efervescência cultural. 

Como marca da FLIZÉ, as mesas temáticas trarão debates sobre identidade, pertencimento e cultura regional, com foco na valorização das vozes historicamente silenciadas. O objetivo é fortalecer a produção literária local, ampliar o acesso à leitura e inspirar o surgimento de novos/as autores/as, além de fomentar a formação de leitores e leitoras de todas as idades.

Além de celebrar a literatura, o evento busca impulsionar a economia local, movimentando a rede produtiva do livro, o comércio e os serviços do município. A proposta é transformar São José do Jacuípe em uma cidade que lê, produz leitura e forma leitores, destacando-se como referência cultural na Bacia do Jacuípe e em todo o estado da Bahia.

A Festa Literária conta com o apoio de diversos parceiros e se consolida como um movimento cultural transformador, que promove inclusão, diversidade e acesso à cultura. Com atividades presenciais e virtuais, a expectativa é ampliar ainda mais o impacto positivo junto à comunidade e aos territórios vizinhos.

Antes da programação oficial, a III FLIZÉ contará com uma pré-feira literária, com atividades que contemplam diferentes faixas etárias da comunidade escolar. As ações incluem:

• Oficina de mediação de leitura, voltada para docentes e coordenadores das redes estadual, municipal e privada, com foco na capacitação para desenvolver práticas de leitura em sala de aula, culminando na FLIZÉ.

• Gira FLIZÉ, uma caravana com contação de histórias e teatro de fantoches nas escolas de São José do Jacuípe, direcionada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, durante o mês que antecede o evento.

Nos dias da Festa, a cidade vai se encher de poesia, vozes e encontros. E é neste cenário que a Comissão Organizadora pretende contar com a presença da população e das cidades vizinhas. A III FLIZÉ está pronta para emocionar, educar e celebrar a força das mãos que constroem a cidade. 

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), pormeio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria deEducação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem