Ações incluem aplicativo digital, loja virtual e loja física.

Representantes de empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária de 11 municípios participaram nesta segunda-feira, 10, do seminário de estruturação da rede de comercialização da Bacia do Jacuípe. A atividade foi promovida pelo Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (Cesol BJ), o Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe (Codeter), o Consórcio Público da Bacia do Jacuípe e o CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe) de Ipirá, que sediou o evento.

Durante a manhã, o seminário foi iniciado com uma mesa de abertura composta por lideranças do Território, representantes dos empreendimentos, de vereadores, além da deputada estadual Neusa Cadore, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan/BA), Vanduy Cordeiro, dentre outros. Em seguida foi feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Cesol e teve entrega de rótulos a grupos atendidos pelo equipamento.

A programação também contou com a apresentação da loja virtual e aplicativo digital que foram desenvolvidos no âmbito dos cursos de Técnico de Informática e Técnico de Manutenção ofertados pelo CETEP. O professor Cristiano Cintra, um dos responsáveis pelo projeto, informou que a ideia surgiu há dois durante uma Feira do Conhecimento da e o site está sendo construído há três meses por alunos do curso. “No caso da comercialização, será uma visibilidade maior porque o mundo inteiro vai poder ter acesso aos produtos da Bahia, desse Território. Para o aluno, uma oportunidade de aplicar de forma prática o que ele aprendeu na teoria”.

Dona Áurea Oliveira, líder do Grupo Atitude, de Serra Preta, produz e comercializa sequilhos junto com outras seis pessoas. Ela acredita que as novas ferramentas vão contribuir para alavancar a geração de renda dos empreendimentos. “O site vai ajudar a divulgar nosso produto e atrair mais consumidores”, comemorou.

Os participantes também puderam conhecer as experiências de comercialização da Central Caatinga e Arco Sertão que abordaram os desafios das suas respectivas redes e quais os caminhos percorridos pelos seus empreendimentos. No dia 20 de dezembro, a Bacia do Jacuípe pretende inaugurar também sua loja de produtos da agricultura familiar e economia, projeto que está sendo implantado através do Escritório Territorial e apoio do Governo do Estado.





























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem