A importância do pré-natal odontológico. Esse foi o tema da palestra realizada pela cirurgiã-dentista, Paloma Suzart, ao grupo de gestantes do Angico, na última terça-feira (10).

A palestrante abordou temas sobre as mudanças que a mamãe deve ter com foco em sua saúde e na do bebê, como hábitos alimentares saudáveis e a higiene oral adequada. Explicou como ocorre o desenvolvimento da doença cárie, gengivite e periodontite e destacou a importância do aleitamento materno para um bom desenvolvimento dos ossos da face e do bom posicionamento dos dentes do bebê, além dos cuidados com a higiene bucal do bebê, sem e com dentes.

Além disso, alguns mitos foram desmistificados em relação à gestação, como a dúvida se grávida pode extrair dente, tomar anestesia, tirar radiografia. “Tudo deve ser ponderado de acordo a saúde geral, a necessidade e o período gestacional”, explicou Paloma.

Pré-natal odontológico
O pré-natal odontológico é o momento de conhecimento da saúde bucal da mamãe, dos seus hábitos e da higiene. Essa consulta de rotina inclusa no cronograma de pré-natal da gestante é de suma importância, visto que estudos têm provado a relação de doenças gengivais com o parto prematuro, e o nascimento de bebês com baixo peso.

A partir da consulta inicial é feito um plano de tratamento, observando as condições de saúde geral da paciente, o período gestacional e a necessidade do tratamento, se ele será realizado ainda no período gestacional ou após o nascimento do bebê.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br






Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem