Agora é a vez dos homens. Depois do grande sucesso do Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul. A Prefeitura de Mairi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover ações em comemoração à campanha “Novembro Azul”, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

As atividades serão realizadas em Unidades de Saúde do município durante todo o mês. Porém, como normalmente acontece, as coletas de exame de sangue para o PSA já podem ser feitas de segunda a sexta na Policlínica no turno da manhã. É preciso levar cópias do RG, CPF e cartão do SUS.

Como parte da prevenção, além do exame de sangue e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata. Homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata devem redobrar a atenção.

Homens a partir dos 40 anos de idade precisam ficar mais atentos aos sintomas mais ligados à doença como aumento da frequência da urina e dificuldade para urinar. De acordo com o Inca, Instituto Nacional do Câncer, esta doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem