Não é de hoje que se nota que os jovens praticam cada vez menos atividades físicas e esportes. Em 2015, o IBGE já havia trazido dados alarmantes sobre essa realidade na Pesquisa Nacional sobre a Saúde Escolar: - apenas 30% dos jovens do nono ano do Ensino Fundamental podem ser considerados ativos; - 63% desses jovens são insuficientemente ativos e 7% são inativos; - 18% afirmaram não terem frequentado a aula de Educação Física na semana anterior à pesquisa. Muitos profissionais de saúde apontam o aumento do uso dos jogos eletrônicos e celulares como um dos fatores predominantes para a falta de exercício entre as crianças e jovens. Neste contexto, surge o Projeto: Mexa-se, conecte-se menos e movimente-se mais, com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas, bem como conhecer seus efeitos fisiológicos e psicológicos no corpo aliado a uma alimentação balanceada.

O projeto foi idealizado pelos professores de Educação Física e realizado durante a III unidade com muita pesquisa, estudos e vivências práticas, contextualizando os efeitos psicológicos e fisiológicos da atividade física. Na culminância, ofertamos aos nossos educandos momentos de muitos movimentos, diversificando o processo de aprendizagem. Iniciamos as atividades com uma caminhada pelas ruas da cidade, enfatizando a importância do movimento corporal para a saúde e qualidade de vida. Sequenciamos na escola com informativos, desafio do movimento, performances de jump e slackline (Academias Zumba e Stilo), oficinas de dança, IMC – Índice de Massa Corporal, tênis de mesa, totó, pula pula, coreografias, gritos de guerra, tudo isso regado de muita diversão e movimentos.

Nossos agradecimentos aos nossos educandos que abrilhantaram a nossa culminância com a participação ativa, aos nossos colegas professores que nos auxiliaram com muita dedicação, a equipe gestora e funcionários da escola e ao Secretário de Educação pelo apoio dado durante a execução do projeto, a academia Zumba e Stilo pela performance apresentada e a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso alcançado. O brilho nos olhos dos nossos alunos e alegria contagiante nos fortalece enquanto profissionais da área de Educação Física, evidenciando a importância da disciplina no contexto escolar.

Josiane Fernandes, Maria Lúcia Santana, Doraci Rios e Adelson Oliveira – Professores de Educação Física do Centro Educacional Padre João Farias / Várzea da Roça - BA.
















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem