Milhares de pessoas saíram às ruas de Ruy Barbosa nesta segunda-feira, 14, para pedir o fim da violência contra a mulher. A caminhada foi um protesto pelo assassinato da jovem Moanne Oliveira Santana, 22 anos, que estava desaparecida desde abril e cujo corpo foi encontrado no quintal de casa no último dia 04. O companheiro da vítima, identificado como Madson Santos Lima, 36 anos, é o principal suspeito do crime.

A atividade foi apoiada pela Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia. A deputada estadual Neusa Cadore destacou que cinco mil mulheres morrem anualmente no Brasil por causa da violência doméstica, portanto é preciso dar visibilidade ao tema e fazer o debate com a sociedade. “Nesse mês de agosto, a gente comemora os 11 anos da Lei Maria da Penha, que foi uma conquista extraordinária, mas os dados nos mostram que além de cobrar uma maior efetividade da Lei, toda a sociedade precisa colaborar para uma nova cultura onde o machismo seja coisa do passado e as mulheres tenham direito a uma vida sem violência”, afirmou a parlamentar.

Lei Moanne 

Durante o ato, o prefeito Luiz Cláudio Miranda apresentou uma proposta de Lei que será enviada à Câmara Municipal para coibir a participação em cargos públicos de agressores condenados no âmbito da Lei Maria da Penha. A lei será batizada com o nome de Moanne. “Além de criar a lei, a nossa gestão entendeu que não dava pra ficar submisso dentro do gabinete esperando a justiça, mas que precisávamos movimentar a cidade, as organizações”, ressaltou o gestor.

O evento contou com a presença da assessoria da deputada Luiza Maia, da promotora de justiça Marisa Jansen, da capitã da Ronda Maria da Penha, Patrícia Queirós; da representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Flora Maria Brito; além de secretários municipais; dentre outras autoridades.






Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem